Scroll Top

Como construir o seu Martech Stack

Quer esteja a dar os primeiros passos na criação do seu negócio, quer seja uma startup em crescimento ou uma grande empresa consolidada no mercado, deter e saber usar a tecnologia nas suas estratégias de marketing é algo que exige investimento e aprendizagem contínua. Se quer posicionar-se ou continuar à frente da concorrência, um Martech Stack robusto e estruturado irá permitir-lhe aproveitar as oportunidades do mercado e reagir aos desafios e necessidades dos seus clientes.

Mas antes de começar a usar o Martech a seu favor, o primeiro passo é tomar decisões acertadas quanto à necessidade e escolha de ferramentas. Será que preciso duma nova ferramenta? Porque preciso e que utilidade vou dar? Irá beneficiar as minhas ações de marketing? Este é o top 3 de perguntas chave que deve questionar antes de agir e comprar um novo software. Muitas empresas apenas se questionam depois de já o terem feito, acabando por prejudicar a sua saúde financeira, sem retirar qualquer tipo de proveito do investimento.

O que é um Martech Stack?

Metaforicamente, coloque numa caixa todas as ferramentas e plataformas que utiliza no seu dia a dia de trabalho, seja uma ferramenta mais simples até um software mais complexo, de utilização gratuita ou paga. Isto é, coloque toda a tecnologia à qual recorre para construir, analisar e otimizar as suas estratégias e campanhas de marketing. Esse é o seu Martech Stack.
Um Martech Stack é, portanto, o conjunto de todas as ferramentas que permitem gerir, medir, controlar, analisar e otimizar as suas ações de marketing, desde softwares de automação de marketing, CRM, SEO, até ferramentas de análise de dados.

Como construir o seu Martech Stack passo a passo

Antes de investir em novas tecnologias, é preciso primeiro perceber se realmente esse investimento é necessário e vale a pena, assegurar que não será um desperdício de dinheiro em tecnologia que não é apropriada para as necessidades e objetivos da sua empresa. A nova ferramenta vem facilitar ou dificultar?

ANTES DE COMPRAR

1. Analise o estado atual do seu marketing

O primeiro passo é sentar-se com a sua equipa e fazer uma análise aos resultados das estratégias e campanhas feitas e a decorrer. O que pode ser otimizado e como? Como podemos aumentar a eficiência das ações de marketing? Há capacidade para crescer e se sim, de que forma? Do que precisamos?

Reveja processos e táticas. Discuta o que pode ser melhorado ou excluído. Perceba também onde a sua equipa tem mais dificuldades em realizar tarefas e tenha em consideração as suas sugestões de melhoria e otimização.

Aproveite também para perceber se precisará de outro tipo de ferramentas que não sirvam unicamente propósitos de marketing. Otimizar tempo, processos e tarefas, comunicação e meios de colaboração de trabalho, não só irá ajudar a melhorar a produtividade do seu negócio de um ponto de vista macro, mas também irá repercutir impacto na sua performance de marketing.

2. Defina os seus objetivos de marketing

Investir em ferramentas de Marketing sem saber para que propósito as vai utilizar não irá produzir os resultados esperados. Ter os objetivos definidos de antemão é a prática correta. Muitas empresas compram ferramentas que não utilizam ou com as quais não sabem funcionar, desperdiçando recursos e dinheiro. Não cometa este erro. Ter uma ideia definida das estratégias que irá implementar é o pilar para conseguir decidir se será preciso investir em tecnologia ou não, para perceber quais ferramentas poderá ter de implementar.

Não menospreze os desafios que a sua equipa de marketing enfrenta ao desempenhar as suas funções, pois só assim conseguirá alcançar os seus objetivos. A sua equipa com os recursos certos e a tecnologia certa é a fórmula matemática que não falha.

Nota: No momento da decisão, tenha em conta que é normal que ao longo do ano as suas estratégias possam ser reformuladas, já que a imprevisibilidade é um fator a considerar e os resultados podem não ser os que estava à espera. Aliás, se lança uma campanha num determinado período de tempo, os seus próximos passos de otimização devem ser baseados nos resultados obtidos. Mas isso não deve ser visto como um entrave, mas sim como uma oportunidade, e em nada deve impedir o seu investimento no presente.

3. Garanta que a sua equipa está tecnologicamente capacitada

Chegou à conclusão de que será necessário comprar software. Porém, de nada lhe serve fazer esse investimento se não garantir previamente que a sua equipa tem competências técnicas capazes de lidar e manobrar novas ferramentas.

Averigue se a sua equipa tem elementos que já estejam familiarizados com o novo programa ou confirme se têm um perfil de aprendizagem rápida e uma predisposição inata para facilmente mexer com novas ferramentas. Ou, então, pode realmente chegar à conclusão de que precisa de recorrer a outsourcing para formar e capacitar a sua equipa de marketing para serem capazes de otimizar a sua produtividade na utilização dos softwares adquiridos.

4. Defina o orçamento

Chegamos à fase mais chata. A forma como irá definir o seu orçamento. Poderá depender da altura do ano em que percebe que precisa de uma nova ferramenta. Poderá considerar um investimento por estratégia ou por tipologia de ferramenta ou, ainda, incluir uma percentagem para investimentos em tecnologia no seu orçamento geral.

Aqui, é importante também ter em conta que grande parte das ferramentas têm limitações de utilizadores. Existem vários softwares que não permitem a utilização simultânea, principalmente por questões de segurança. Definir a posteriori quantos colaboradores irão usar as ferramentas ou perceber se a partilha de conta é uma possibilidade, tanto junto da sua equipa, como verificando as especificações do software, resolve-lhe logo um problema antes sequer de se tornar um problema e, assim, facilitar-lhe-á o ajuste do seu orçamento mediante as assinaturas que precisar.

5. Pesquise sobre as ferramentas

Compare preços, especificações, vantagens, desvantagens, tendo em conta o propósito para o qual pretende utilizar a ferramenta. Nem sempre o mais caro é o melhor. Mas a melhor forma para confirmar de que irá investir na plataforma certa é testando a subscrição gratuita e as demos.

Ainda assim, mais uma vez, esteja ciente de que a tecnologia está sempre a evoluir e que, expectavelmente, o seu negócio vai crescer, então é provável que o software que escolher hoje tenha de ser atualizado “amanhã”. Isso não é mau sinal, quer dizer que cresceu. Faça uma escolha a pensar no médio prazo, nas necessidades do presente, mas também futuras. Não chore esse investimento se o motivo por ter de investir de novo é o seu crescimento.

Por outro lado, hoje em dia, os custos de troca de software são relativamente mais baixos, devido às plataformas de dados de clientes que armazenam toda a informação e facilitam a transferência de dados entre plataformas, com as integrações que as soluções iPaaS oferecem.

Nota: Não veja como primeira solução para os seus problemas a compra de software. Pode chegar à conclusão de que não precisa de investir em novas ferramentas e que ainda pode extrair potencial das que usa atualmente. O importante é analisar sempre o seu estado atual e registar pontos de melhoria, e se sentir que precisa de ajuda para o fazer, pode sempre recorrer a um serviço de consultoria de marketing digital.

DEPOIS DA COMPRA

1. Implementação e Formação

Reúna, previamente, todos os dados que irá transferir para a nova ferramenta e prepare a sua equipa. Dê a formação que conseguir antes de ter a nova ferramenta implementada para economizar tempo e, assim, o processo de implementação será muito mais rápido.

Faça o setup do novo software e continue o processo de formação.

2. Analise o sucesso das ferramentas

Implementou e começou a usar a nova ferramenta. Os primeiros dias são um período de familiarização e de teste para realmente se adaptar ao novo software, confirmar se cumpre o esperado e detetar falhas e dificuldades que a sua equipa possa ter.

Pode precisar de trocar de ferramenta e não há mal nenhum nisso. Apesar de todo o planeamento, a sua equipa pode não conseguir adaptar-se, o fluxo de trabalho pode estar a ser prejudicado em vez de melhorado. Há sempre aspetos que não consegue prever. Os negócios funcionam assim.

Mas se não quer cair no erro de ter um Martech Stack inutilizado, faça uma auditoria regular às suas ferramentas. Estão a automatizar processos? Está a retirar o máximo de potencial? Estão a cumprir e desempenhar o esperado?

3. Acompanhe as atualizações e potencialidades do software

Tenha em mente que o processo de formação será algo contínuo, à medida que o software se atualiza e disponibiliza novas funcionalidades, assim como se existir uma rotatividade nos elementos da sua equipa.
Também à medida que a sua própria equipa explora a ferramenta irá descobrir novas potencialidades e formas de retirar o máximo potencial, com vista à melhoria das suas estratégias de marketing e resultados do seu negócio.

 

Ao escolher e combinar diferentes ferramentas tecnológicas para implementar no modo como trabalha o marketing da sua empresa, garanta que o funcionamento e a integração entre os softwares é possível e eficiente.
Mais uma vez, lembre-se que esta não deve ser uma escolha aleatória, mas sim ponderada. Existe um vasto conjunto de ferramentas Martech no mercado. Só tem de se informar, testar e analisar. A decisão é sempre baseada no que faz sentido para o seu negócio.

Preciso de um software para executar apenas uma tarefa específica, devo comprar?

Depende. Assumindo um cenário que não possui já um software que também desempenhe essa função, se for uma tarefa pontual ou que irá ter de executar com pouca frequência, a solução mais económica será tentar obter uma ferramenta gratuita ou usar o free trial de alguma ferramenta que seja paga. Não quer dizer que isto seja o mais prático para si, já que de cada vez que necessitar de realizar essa tarefa, poderá ter de criar acessos diferentes e até usar uma ferramenta diferente da anterior. Se não estiver disposto a ter esse “trabalho”, poderá tentar arranjar uma opção com um custo relativamente baixo.

Por outro lado, se se trata de uma tarefa regular, aqui já pode fazer sentido investir numa nova ferramenta. Isto não significa que não consiga na mesma arranjar uma boa ferramenta a um preço acessível ou até gratuita. Contudo, já que vai fazer esse investimento, percorra os passos anteriores para perceber se fará sentido investir já numa ferramenta com várias utilidades.

Ainda assim, o que aconselhamos é perceber primeiramente se essa tarefa pode ser realizada de outra forma e se realmente, tendo em conta a sua frequência e relevância, compensa investir, principalmente quando a solução envolve um software pago. Continuar a realizar essa tarefa manualmente afeta consideravelmente os níveis de produtividade da sua equipa? Prejudica o sucesso das suas ações de marketing? São estas as questões que deve colocar primeiro.

O que é Martech?

Martech é a junção entre Marketing e Tecnologia. Refere-se ao conjunto de todas as ferramentas, softwares e tecnologias que, na prática, ajudam a sua empresa a poupar tempo e a ganhar dinheiro, através da automatização de processos e fluxos de trabalho e aperfeiçoamento das suas ações de marketing digital.

O que é iPaaS?

Integration Platform as a Service, isto é, Plataforma de Integração como Serviço é uma plataforma de integração em nuvem que permite a conexão entre diferentes e múltiplos softwares e sistemas da sua empresa ou até entre diferentes organizações.

O que é um CRM?

CRM é a sigla para “Customer Relationship Management” ou “Gestão do Relacionamento com o Cliente”, que diz respeito a uma ferramenta que armazena um conjunto de dados dos atuais e potenciais clientes, possibilitando a gestão da comunicação com os mesmos, de forma personalizada e direcionada.