Otimização de
Marketing e Vendas
Na realidade, o nosso processo vai muito além do marketing e vendas. Queremos perceber toda a cadeia de produção e fornecimento de produto/serviço do seu negócio. Das pessoas que o integram, ao cliente que delas beneficia. O que tem de diferenciador, que ameaças enfrenta e que oportunidades existem. Uma análise end to end, efetuada no terreno por consultores especializados em diferentes áreas, que vão em sessões conjuntas analisar diferentes áreas da sua empresa.
- Indicadores Financeiros
- Concorrência e ameaças no mercado
- Estrutura interna e visão futura
- Operações e relação com clientes e fornecedores
- Equipas e Pessoas
- Táticas e processos de marketing
- Táticas e processos de venda e pós-venda
- Tecnologia e Digitalização
Não queremos vender um projeto avulso que depois se irá traduzir num caos ou indefinição operacional. Ao contrário das grandes consultoras, entregamos planos operacionais que, posteriormente, são acompanhados pela nossa equipa. Criando, ajudando a criar, ou capacitando equipas já existentes na estrutura. E acompanhando a execução do plano traçado. Funcionando como uma extensão da equipa. E sempre adaptável aos desafios e obstáculos que vão surgindo.
- Descoberta e análise
- Sessões com liderança e quadros intermédios
- Desenho de estado atual, falhas e oportunidades
- Discussão de dados e processos identificados
- Desenho de um processo de melhoria
- Táticas e Metodologias para Marketing e Vendas
- Plano de capacitação interno
- Criação de OKRs organizacionais
No final do processo já ficamos a conhecer a sua empresa e as suas pessoas. Quem lhe dá vida e quem a pode melhorar. Já conhecemos os seus clientes, com as suas dores, frustrações e alegrias. Entregamos um plano de ação transversal a toda a sua empresa. E apesar de querermos continuar ligados ao processo, não existe qualquer obrigação a tal. Mas se formos um bom match queremos acompanhar todo o processo e ajudar em todas as áreas necessárias. Seja na relação com fornecedores, no treino interno, em projetos de melhoria ou na implementação das táticas.
- Workshops regulares e estruturados
- Acompanhamento no terreno
- Treino individualizado
- Introdução de métricas de performance
- Sessões de status de projecto
- Implementação de tecnologia
- Lado a lado com as suas equipas
- Ligação a resultados
O que vamos analisar no Marketing e Vendas do seu negócio
Análise Financeira
Os principais indicadores financeiros ajudam-nos a compreender melhor o negócio e as respectivas oportunidades e potencial de crescimento. Assim como as áreas que o marketing e vendas mais podem e devem ajudar. O plano criado tem de ir de encontro à capacidade atual do seu negócio, ajustado à realidade interna e externa. E não estará condicionado a investimentos irrealistas.
Operações e Recursos Humanos
A mais valia já presente nas organizações são as pessoas e as suas equipas. Mais do que tecnologia, é na sua capacitação e melhoria de processos de trabalho que reside a chave para o sucesso. Queremos analisar o lado operacional do seu negócio, toda a sua estrutura. Mas sobretudo as pessoas, e as equipas. Ouvi-las, perceber o seu dia a dia, e construir soluções para melhoria.
Estratégia atual e futura
É importante perceber quais os planos estratégicos futuros para o seu negócio. Analisando-os à luz dos dados financeiros e operacionais também recolhidos. Assim como os dados de mercado e concorrência. O objectivo é dotar a organização duma visão externa e imparcial sobre o seu futuro, alimentada pela análise interna previamente recolhida.
Processos atuais de Marketing e Vendas
Quem vende, o que vende, como vende. Que tipo de campanhas e ferramentas digitais são usadas no marketing. Que métricas e que sistema de inovação têm implementado. Esta visão global sobre as vendas e marketing do negócio é um passo crucial na nossa análise. Ajudando a perceber o que pode ser melhorado, como e por quem.