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Como escolher uma ferramenta de Automação de Marketing

No cenário digital atual com desafios constantes, sobreviver no mercado exige que as organizações estejam na vanguarda das novas tecnologias e soluções; caso contrário, a concorrência passar-lhes-á a perna. Estratégias como a automação de marketing tornam-se cada vez mais elementos essenciais para impulsionar o crescimento das empresas. Com a variedade de ferramentas disponíveis no mercado, escolher a mais adequada às suas necessidades pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. E acima de tudo, reduzir o desperdício de tempo e dinheiro gastos com más escolhas.

Benefícios de um software de automação de marketing

A era digital trouxe vastas oportunidades para os profissionais de marketing alcançarem de forma mais eficaz o seu público-alvo, mas trouxe também os seus desafios. Diferentes negócios utilizarão ferramentas de automação de marketing para diferentes propósitos. Uma solução de automação de marketing pode ajudar as empresas em várias áreas. Desde campanhas de e-mail que permitem nutrir leads com base no seu comportamento, criar um lead scoring para ajudar as equipas de marketing e vendas a definir estratégias e a priorizar o acompanhamento dos seus leads. Passando também por uma capacidade de segmentação inteligente e automatizada que se traduz em mais eficácia e menos desperdício de tempo.

Um software de automação de marketing oferece uma variedade de recursos que se traduzem em atividades de marketing mais inteligentes, automatizando tarefas repetitivas e demoradas. Aumenta o alinhamento das equipas de vendas e marketing, melhora a qualificação e segmentação do seu CRM, o que se traduz numa maior personalização de campanhas, permitindo a segmentação do público-alvo com base em características específicas e comportamentos.

Resultando numa comunicação mais relevante e direcionada que gera maior engagement e aumento nas taxas de conversão de leads em clientes.

No entanto, com centenas de soluções de automação de marketing disponíveis no mercado, muitas vezes, pode ser difícil escolher a solução que mais se adequa às necessidades da sua empresa. Entender os prós e contras é fundamental. Algumas plataformas de automação de marketing têm uma interface mais intuitiva, enquanto outras têm uma curva de aprendizagem maior.

De acordo com algumas estimativas, organizações que utilizam software de automação de marketing têm um aumento de 80% no número de leads e 3 em cada 4 empresas aumentam as conversões, após implementarem uma ferramenta de automação de marketing.

Sources: Top 25 statistics about marketing automation software 10/2020 , Marketing Automation Report 2021: Lead Generation and Lead Qualification Through Data-Driven Marketing in B2B.

Como escolher uma ferramenta de Automação de Marketing?

Como qualquer ferramenta martech, há vários desafios e variáveis a ter em atenção antes de escolher uma ferramenta de automação para o seu negócio.

Escolher a ferramenta certa de automação de marketing é crucial para o sucesso das estratégias digitais de uma empresa. Existem várias considerações importantes a serem feitas ao tomar essa decisão. Em primeiro lugar, é essencial entender as necessidades específicas da empresa e identificar quais recursos são indispensáveis.

Avaliar a usabilidade da ferramenta é fundamental, pois uma interface intuitiva facilitará a adoção e a utilização eficiente pela equipa. Além disso, o suporte e a assistência técnica oferecidos pela empresa provedora são aspetos a considerar, pois garantem que tem o apoio necessário em caso de dúvidas ou problemas. Integrações nativas com outras ferramentas já utilizadas pela empresa, como CRM, redes sociais e e-commerce, também são fatores a serem ponderados. O pricing e a escalabilidade do software são cruciais para garantir que a ferramenta seja acessível e possa acompanhar o crescimento da empresa.

Outro fator a considerar quando implementa uma ferramenta de automação na sua empresa é a disponibilidade de recursos que permitam a aprendizagem, como documentação, tutoriais e suporte educacional, já que este tipo de recurso é bastante valioso para capacitar a equipa a explorar todo o potencial da ferramenta. Passando também por uma capacidade de segmentação inteligente e automatizada que se traduz em mais eficácia e menos desperdício de tempo.

Usabilidade da ferramenta

A usabilidade de uma ferramenta de automação de marketing é um dos fatores cruciais para o sucesso da sua implementação. Uma boa ferramenta deve ser intuitiva e de fácil utilização, permitindo que a equipa explore as suas funcionalidades sem grandes dificuldades. Uma interface intuitiva e bem projetada facilita a aprendizagem e a implementação da mesma. Além da usabilidade, é essencial avaliar a curva de aprendizagem associada, mesmo que uma ferramenta seja intuitiva, ainda pode exigir algum tempo para os profissionais se familiarizarem com todas as suas funcionalidades e aprenderem a utilizá-las de forma eficaz.

Suporte

Ao adotar uma ferramenta de automação de marketing, é fundamental pesquisar e avaliar o suporte oferecido pelo fornecedor. Ler avaliações de outros clientes pode fornecer insights valiosos sobre o que poderá fazer parte desse suporte.
Um suporte técnico eficiente e acessível pode fazer toda a diferença na resolução de problemas e na maximização dos benefícios da ferramenta.

Tão ou mais importante, é verificar se existe no mercado suporte e consultoria para a ferramenta que está a considerar. Um bom setup inicial, treino e criação de manuais de boas práticas e operações fará a diferença na velocidade de adoção da sua equipa à nova ferramenta.

Integrações nativas

Ter a capacidade de integrar a sua ferramenta de automação de marketing a outras ferramentas Martech que já possui, gestão de redes sociais, plataforma de e-mail marketing, entre outros, deve ser um fator determinante durante a decisão. Certifique-se de que a ferramenta já tem integrações nativas para ligar as ferramentas que já utiliza, caso contrário considere um acréscimo no preço para desenvolver uma integração.

Pricing

Entender o pricing de alguns softwares de automação de marketing poderá não ser tarefa fácil, uma vez que muitas vezes esse custo dependerá de vários fatores, como recursos premium contratados, tipo de servidor (no local ou na nuvem), número de contactos, módulos funcionais, etc.

Investigue a estrutura de preços e como é calculada, certifique-se de que entende o que está incluído e quais recursos são considerados complementos que vêm com um preço adicional. Descubra se o custo é baseado no número de contactos e o que acontece se esse limite for excedido. Cada plataforma é diferente. Todas têm as suas próprias ressalvas, e o custo pode aumentar rapidamente sem que se aperceba.

Recursos de aprendizagem

A presença de recursos de aprendizagem bem estruturados e acessíveis torna o processo de adoção da ferramenta eficiente e mais simples. Recursos de aprendizagem, como tutoriais, vídeos explicativos, documentação detalhada, webinars, fóruns de utilizadores ou comunidades, onde é possível ter acesso às experiências dos utilizadores, são fundamentais para capacitar os profissionais de marketing a tirar o máximo proveito da ferramenta de automação. Tenha em atenção também se a ferramenta oferece programas de onboarding ou algum tipo de suporte inicial, isso ajuda-lo-á com algumas questões iniciais.

Escalabilidade

O software é escalável? Pode facilmente crescer com o negócio?
Certifique-se de verificar se a solução é capaz de lidar com uma quantidade maior de automações, assim como uma maior complexidade. A escalabilidade do software determinará o quanto pode realizar antes de atingir o seu limite e precisar de outra solução. É importante ter isso em mente ao avaliar as opções, afinal o objetivo de um software de automação de marketing é ajudar a empresa a crescer. Uma plataforma escalável crescerá com a sua organização, reduzindo os custos indiretos e eliminando a necessidade de um novo processo de integração e treino com um novo software no futuro.

Ao considerar cuidadosamente esses aspetos, será possível escolher uma ferramenta de automação de marketing que atenda às necessidades da empresa e impulsione o sucesso das suas estratégias digitais.

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O que é automação de marketing?

A automação de marketing consiste na utilização de tecnologia para automatizar tarefas de marketing, que normalmente seriam realizadas manualmente pelas equipas de marketing. Isso inclui desde a comunicação por e-mail até a nutrição de leads e gestão do relacionamento com os clientes. Quando efetivamente realizada, a automação de marketing facilita e agiliza a comunicação entre a empresa e os seus clientes, gerando confiança e fidelização ao longo da jornada do cliente.

Ao utilizar uma ferramenta de automação de marketing, reduzirá as tarefas manuais realizadas pela sua equipa de marketing e aumentará a eficiência na comunicação com os seus leads. Não será mais necessário gastar horas a pensar em estratégias para cada lead, pois poderá contar com uma comunicação segmentada, data driven, inteligente e personalizada.

O que são Leads?

Um lead é a pessoa ou organização que tem potencial para se transformar em cliente. Para se tornar lead, é necessário que o contacto deixe os seus dados e as suas informações pessoais ou profissionais.

O que é Engagement?

O engagement é uma métrica de marketing que se refere ao envolvimento emocional, cognitivo e comportamental que os clientes têm com uma marca, produto ou serviço.

O que é Lead Scoring?

O Lead Scoring é uma técnica de qualificação de leads utilizada para classificar quais leads têm uma maior probabilidade de se converterem em clientes, através da atribuição de pontos que depende de critérios de envolvimento com os nossos recursos digitais. Com base nos pontos acumulados, o lead é classificado numa escala de pontuação. Os critérios de pontuação podem ser: dados demográficos, comportamentos de navegação no site, interações em redes sociais ou com o nosso e-mail marketing, entre outros.