Num ambiente digital cada vez mais competitivo e tecnologicamente desafiante, já não basta saber marketing ou saber vender. Hoje em dia, torna-se cada vez mais significativo que um marketer possua conhecimentos e valências em tecnologias e plataformas de marketing digital. Depender de ações e análises meramente manuais já não é uma opção.
Num mundo em que são exigidas ações imediatas e respostas rápidas, aproveitar as informações que os dados oferecem em tempo real e agir é imprescindível. O progresso tecnológico ocorre de forma dinâmica e constante. Acompanhar e implementar essa inovação contínua no seu negócio é um desafio.
A solução? Colocar a tecnologia ao serviço do marketing.
Com a abundância de softwares e ferramentas tecnológicas disponíveis, já não precisa de perder horas a enviar e-mails ou publicar conteúdo nas redes sociais ao fim-de-semana. O Martech faz isso por si e muito mais. E a sua implementação deveria fazer parte do manual de regras de todas as empresas.
Mas será que sabe quais ferramentas usar e quais os benefícios para o seu negócio?
O QUE É MARTECH?
Como o próprio nome indica, Martech não é nada mais do que a junção entre Marketing e Tecnologia. Refere-se ao conjunto de todas as ferramentas, softwares e tecnologias que, na prática, ajudam a sua empresa a poupar tempo e a ganhar dinheiro, através da automatização de processos e fluxos de trabalho e aperfeiçoamento das suas ações de marketing digital.
Com estas ferramentas, os marketers conseguem planear, executar e otimizar as suas campanhas, traçar e melhorar as suas estratégias de marketing e assegurar que as suas tomadas de decisão são mais assertivas, apoiadas num conjunto de dados relevantes. Tudo com recurso à tecnologia.
Apesar de mais de metade dos profissionais de marketing considerar que as empresas não estão a conseguir acompanhar a rápida evolução da indústria Martech, a aposta nestas soluções tem crescido significativamente. Estima-se que esta indústria deverá crescer 18% até 2027. A prova viva é o crescimento da área da automação e data analytics.
MAS AFINAL, PORQUE DEVE INVESTIR EM FERRAMENTAS MARTECH?
Ano após ano, surgem novas ferramentas para facilitar, e acelerar, a execução de certas tarefas e resolver problemas que chegam sem aviso prévio, dotando, cada vez mais, os profissionais de marketing com recursos que ajudam a dar resposta às necessidades do negócio e à sua relação com os clientes, não apenas no digital, mas também no físico.
Só em 2022, o número de soluções Martech, a nível mundial, cresceu para quase 10 000, em comparação com o ano anterior – um aumento de cerca de 5% – e desde há apenas 10 anos, sofreu uma subida brutal de mais de 9 500. A evolução é rápida e a concorrência é a razão principal.

Utilizar a tecnologia no seu negócio pode diferenciá-lo dos seus concorrentes
Os dados, e a sua qualidade, podem ser a sua principal vantagem competitiva. Aplicar os procedimentos tecnológicos mais recentes na sua empresa permite-lhe não só automatizar tarefas repetitivas e demoradas do seu dia a dia de trabalho, como ganhar um maior conhecimento e conjunto de dados essenciais ao pensamento estratégico e tático para as suas ações de marketing.
Sem esse recurso pode estar a perder informações chave que beneficiem a estratégia e crescimento do seu negócio. Usar e dominar as ferramentas certas pode ser um grande elemento diferenciador da concorrência e irá ajudá-lo na descoberta e conquista do público-alvo e atingir os resultados desejados, economizando tempo e dinheiro.
Big Data pode mesmo fazer crescer o seu negócio
As suas campanhas de marketing não produzem os resultados que está à espera? O problema pode estar na falta de análise e interpretação dos dados.
As empresas que conduzem as suas ações de marketing centradas nos dados recolhidos alcançam um aumento do ROI de 15% a 20%.
Enquanto, por um lado, o acesso a uma quantidade maior e mais detalhada de dados implica que as empresas tenham de prestar especial atenção à proteção dos seus clientes, por outro lado, constitui uma grande oportunidade para o crescimento das vendas do seu negócio.
As ferramentas Martech permitem uma recolha e análise de dados mais sofisticada. Mais dados possibilitam uma maior compreensão do seu público-alvo, podendo segmentar e adotar uma abordagem personalizada, garantindo a criação de valor para os seus potenciais clientes e clientes atuais, aumentando a probabilidade de fidelização dos mesmos.
Aumente a taxa de atração e conversão de leads
Fazer a gestão dos seus leads e a otimização do seu funil de vendas nunca mais lhe irá tirar o sono!
Quanto mais dados tiver ao seu dispor, maior a probabilidade de converter os seus leads em clientes. Com a tecnologia e o marketing em sintonia, consegue acompanhar com precisão toda a jornada do consumidor, provocando a aquisição de novos leads. De forma automática, é capaz de trabalhar e nutrir esses leads, acompanhando o avanço ao longo do funil, de forma a direcionar as suas ações, com base na informação armazenada, até que estes se convertam na ação desejada: a venda.
Alinhar as equipas de Marketing e Vendas da sua empresa não é impossível
Um desalinhamento entre os departamentos de Marketing e Vendas traduz-se num risco na conversão de lead para cliente, podendo prejudicar e até quebrar esse caminho. Uma harmonia no trabalho destas equipas é importante para proporcionar a melhor experiência ao consumidor e garantir que a conquista do cliente é efetivamente um sucesso.
Um estudo da American Marketing Association mostrou que quase 100% das equipas de marketing e vendas que trabalham em conjunto para fechar leads, fazem-no através de ferramentas digitais de automação ou otimização de vendas.
Deter um stack de ferramentas Martech que permita uma visão clara dos processos da sua empresa, não só aumenta os níveis de produtividade, como facilita a comunicação e ações entre estas duas áreas, uma vez que os insights fornecidos permitem a perceção de melhorias e mudanças de estratégia. Isto é, o marketing consegue ver quais os problemas que as vendas enfrentam, de forma a melhorar a entrega de leads qualificados, e as vendas conseguem ter uma visão do trabalho do marketing, com vista à otimização do processo de venda.
ALGUMAS SOLUÇÕES MARTECH QUE PODE ADOTAR
Quando se trata de usar a tecnologia a favor do seu negócio, escolher o conjunto de plataformas a usar no dia a dia de trabalho pode ser uma tarefa difícil.
Muitos profissionais de marketing têm dúvidas em perceber qual o melhor Martech Stack para desempenhar eficientemente o seu trabalho. Existe um conjunto de ferramentas no mercado que lhe permite gerir, executar, medir e melhorar as suas ações de marketing.
Mas com tanta oferta disponível e inovação constante, quais as tecnologias que podem beneficiar o seu negócio?
Customer Relationship Management (CRM)
Os softwares Martech como CRMs são úteis para alinhar o marketing com as vendas.
A partir do CRM, as equipas de marketing e vendas têm acesso a todos os dados de clientes, desde histórico de compras, até à sua atividade nas redes sociais, motivando uma melhor gestão da sua relação, reduzindo o ciclo de vendas e abrindo a porta para ajudar os potenciais clientes a descer no funil.
Uma base de dados bem organizada é o ponto de partida para a manutenção das relações comerciais, favorecendo o up e cross-selling, com o benefício adicional de melhorar a produtividade dos seus colaboradores.
Das equipas melhoraram os seus níveis de produtividade devido à utilização de CRM
Das empresas não possuem uma estratégia de conteúdo documentada
Content Management System (CMS)
Através de um sistema de gestão de conteúdo pode organizar, gerir, publicar, apagar e criar conteúdos no website e blog da sua empresa sem precisar de nenhum conhecimento em HTML ou outra linguagem de programação.
Grande parte das empresas não possui uma estratégia de conteúdo devidamente delineada e estruturada. Muitas vezes, porque simplesmente não conseguem editar e gerir os seus websites de forma simples e intuitiva.
Se o website é o principal motor de vendas no digital, então uma boa escolha de CMS pode determinar a qualidade e velocidade da sua equipa de marketing na atualização do mesmo.
Tarefas mais eficientes, otimização de fluxos de trabalho, campanhas de nutrição de leads, e-mails automáticos. A automação é uma das maiores vantagens do Martech. Cerca de 80% dos marketers atribuem como causa número 1 do seu sucesso a automação de marketing.
Uma ferramenta de análise de dados combinada com a automação de e-mail faz com que o ambiente de marketing de hoje em dia seja uma combinação vital, permitindo que as empresas enviem automaticamente campanhas altamente direcionadas que melhoram as taxas de conversão e retenção.
Dos millennials prefere que a comunicação por parte das empresas seja feita por e-mail
AdTech
A fusão da tecnologia com a publicidade é uma forma de Martech, que se destina exclusivamente à gestão de campanhas digitais pagas.
O uso de uma plataforma que consegue recolher os dados dos seus anúncios permite que concentre a sua estratégia naqueles que funcionam e otimize os que não estão a funcionar.
Através dos resultados de engagement, cliques e taxas de conversão, poderá direcionar as suas campanhas aos seus potenciais clientes e recolher insights valiosos para o futuro. Desta forma, está a diminuir os seus gastos em publicidade e a centrar o seu orçamento nas ações que convertem.
Hoje em dia, é difícil encontrar um negócio que não possua redes sociais. As pessoas mergulharam de tal forma neste mundo que a presença do seu negócio no digital é condição obrigatória.
As ferramentas de gestão de redes sociais são um instrumento útil na sua estratégia de conteúdo. Medir o engagement com uma solução Martech dá-lhe a oportunidade de ver quais as tendências de conteúdo que produzem melhores resultados, assim como a eficácia das suas interações com os seus seguidores.
Adicionalmente, poderá também acompanhar o sucesso das suas campanhas de Social Media Ads.
Ferramentas de Otimização de Motores de Pesquisa (SEO)
Quantas vezes já recorreu ao Google para pesquisar a mínima coisa? Com a enorme dependência da Internet por parte das pessoas e a crescente migração das empresas para o digital, conseguir aparecer para as pessoas certas é especialmente importante.
Com as ferramentas de SEO, as empresas conseguem determinar a melhor estratégia para competir nos rankings de classificação das páginas de resultados e qualificar o seu website nos motores de pesquisa. Ferramentas como SemRush, Ahrefs e Moz, agilizam o trabalho e dão acesso a dados importantíssimos para a medição de performance, pesquisa de mercados e concorrência e ideias para a definição do marketing de conteúdo. Além duma ajuda fundamental para o SEO técnico.
Do tráfego dos websites provém de pesquisa orgânica
Plataforma Analítica
Analisar, interpretar, tratar. Mais uma vez voltamos à importância dos dados, o pilar de qualquer negócio.
Ter ao seu dispor uma ferramenta que lhe permita analisar dados e métricas do comportamento da sua audiência e transformar esses dados em informação útil, é fundamental para perceber quais as tendências comportamentais dos seus clientes, de forma a otimizar, segmentar ou mudar a sua comunicação e estratégia ou até para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
Software de colaboração e comunicação em equipa
O sucesso das suas campanhas de marketing não depende apenas do plano delineado. Uma equipa capaz de colaborar e comunicar eficazmente entre si terá impacto nos resultados da sua empresa.
Deter um software que englobe todas as informações respeitantes ao seu negócio, desde dados financeiros, campanhas de marketing e informações de clientes, permite não só que todos os colaboradores estejam a par do que se passa, como a fluidez dos processos de trabalho.
O futuro é Martech
Com a corrente migração das empresas para o digital, incorporar a tecnologia nas iniciativas de marketing é indispensável. É preciso mudar as prioridades de investimento e tomar decisões estratégicas no orçamento de marketing, englobando soluções Martech que acrescentem valor à experiência do cliente, com vista à resposta das suas necessidades e aumento da satisfação.
Mais uma vez, um profissional de marketing não pode viver apenas do marketing. Deve possuir conhecimentos tecnológicos que lhe permitam acompanhar as exigências do mercado. E manter-se atualizado é uma necessidade absoluta, num meio onde deter uma ferramenta Martech que seja capaz de agregar e analisar dados contribui para a oferta de valor.
No entanto, a tecnologia não deve ser vista como uma solução mágica, mas sim como um auxílio às tarefas de marketing. Importa lembrar que a evolução é altamente volátil e que o sucesso do marketing depende também das estratégias, criatividade e trabalho das equipas.
O que é Martech Stack?
Martech Stack é o conjunto de ferramentas que permite gerir, executar, medir, controlar e otimizar as suas ações de marketing, desde ferramentas de automação de marketing, até ferramentas de análise de dados, entre muitas outras.
O que é CRM?
CRM é a sigla para “Customer Relationship Management” ou “Gestão do Relacionamento com o Cliente”, que diz respeito a uma ferramenta que armazena um conjunto de dados dos atuais e potenciais clientes, possibilitando a gestão da comunicação com os mesmos, de forma personalizada e direcionada, e a melhoria das ações de marketing.
O que é CMS?
CMS é a sigla para “Content Management System“ ou “Sistema de Gestão de Conteúdo”. De forma bem simples, um sistema de gestão de conteúdo é um sistema que lhe permite criar e gerir as páginas do seu website ou blog.
Qual a diferença entre Adtech e Martech?
Enquanto Martech se concentra no uso da tecnologia para a prática de ações e estratégias de marketing, Adtech centra-se nas tecnologias utilizadas para a realização de anúncios pagos, nos diferentes canais. Em muitos casos, trabalham ambas em conjunto para ajudar as empresas a atingir os seus objetivos.
Gestão de Redes Sociais